Oi!!!
Hoje a gente comemora uma data que, embora não seja muito conhecida no Brasil, deve ser bem lembrada por nós: o Dia de Juliano.
“Juliano, o Apóstata”, como foi apelidado pelos cristãos, ou “Juliano Magno”, como é chamado em algumas comunidades pagãs, é o Imperador Flavius Claudius Iulianus, que governou o Império Romano entre os anos de 360 e 363.
Hoje a gente comemora uma data que, embora não seja muito conhecida no Brasil, deve ser bem lembrada por nós: o Dia de Juliano.
“Juliano, o Apóstata”, como foi apelidado pelos cristãos, ou “Juliano Magno”, como é chamado em algumas comunidades pagãs, é o Imperador Flavius Claudius Iulianus, que governou o Império Romano entre os anos de 360 e 363.

Mas por que esse imperador é importante pra nós?
Bom, embora tenha sido batizado e criado como católico (religião que vinha se tornando oficial no Império Romano desde o início do século), assim que assumiu o poder, ele se declarou seguidor de Júpiter, e não de Jesus, começando a tentar restaurar o mesmo poder que a religião romana tinha antes.
Apesar de ser vistos pelos cristãos como um perseguidor deles, na verdade ele concedeu liberdade de culto a todos os romanos: quem quisesse ser pagão podia ser, quem quisesse ser judeu também podia ser e quem quisesse ser cristão também podia ser. Ou seja: ele não foi contaminado pelo proselitismo dos cristãos, apesar de ter sido criado como um.
Depois da morte, ele foi divinizado pelos pagãos da época, passando a receber culto como um novo deus.
Por tudo isso, ele é visto por muitos grupos pagãos e neo-pagãos como o principal padroeiro ou patriarca deles.
Lembrando que as religiões às quais os pagãos pertencem (Budismo, Candomblé, Druidismo, Helenismo, Hinduísmo, Wicca, Xintoísmo...) não têm dogmas homofóbicos, e lembrando que, até um certo ponto, Juliano foi um mantenedor dessas religiões (ou pelo menos um mantenedor do direito delas de se preservarem até os dias de hoje, apesar da perseguição que todas elas sofreram por parte do Cristianismo), então ele também foi um mantenedor do direito dos homossexuais e bissexuais de terem uma religião que aceite eles. Pelo menos no Ocidente.
É claro que, ao longo do tempo, cada uma dessas religiões foi passando a ter seus próprios patriarcas. Mas, até um certo ponto, pode se dizer que a manutenção do Paganismo no Ocidente começou com Juliano.
É bom lembrar que essas religiões não trazem melhores condições apenas pros homossexuais e bissexuais, mas também pros heterossexuais que buscam uma conexão com o Divino mais repleta de liberdade e sem todas as ideias de repressão que o Cristianismo ensina.
Mas é claro: mirando-nos no exemplo do próprio Juliano, nós, pagãos, não podemos ser proselitistas. Assim, quem gosta de ser cristão, que continue sendo. E digo o mesmo a quem gosta de ser judeu e a quem gosta de ser muçulmano (apesar de que, pelo menos aqui no Brasil, é raro encontrar um judeu com ideias radicalmente repressoras).
E obviamente, quem gosta de ser ateu, que continue sendo também. A opção pela ausência de religião também tem que ser respeitada por nós, pagãos.
Então, se por algum motivo você tá pensando em se tornar pagão, ou seja, em se converter a uma das religiões em questão, sem dúvida nenhuma que uma das primeiras lições que você tem que aprender é não descer ao nível proselitista de certos cristãos fanáticos, que tentam sempre arrastar a outra pessoa pra igreja deles, queira a outra pessoa ou não. Você pode e deve divulgar a sua religião a quem se interesse por ela, explicar como ela funciona e tirar dúvidas que a outra pessoa tenha sobre o assunto. Mas nunca, jamais, de forma nenhuma, tentar obrigar outras pessoas a se tornarem membros da sua religião contra a vontade delas.
E como eu já sei que algum cristão radical vai tentar deturpar as minhas palavras aqui, quero lembrar que eu disse que CERTOS cristãos são fanáticos e proselitistas, mas não disse em momento nenhum que TODOS os cristãos são fanáticos e proselitistas. Portanto, se você é cristão e vestiu a carapuça, não posso fazer nada.
Bom, são esses os ensinamentos que Juliano nos deixou: restaurar o culto dos antigos deuses, abominar o proselitismo e aceitar que as outras pessoas sigam pelos caminhos religiosos ou ateístas que escolheram seguir. Então, temos que admitir que são ensinamentos muito produtivos, né?
Ave Juliano Magno!
Today, June 26th, is the Julian’s Day.
Hoy, el 26 de Junio, es el Día de Juliano.
Oggi, il 26 Giugno, è il Giorno di Giuliano.
Até mais!
3 comentários:
CARINHA GOSTEI DO TEU BLOG, nem sabia que tinha tantos gays antigamente assim já tinha ouvido umas historias + nem acreditava. rsrs.... LOUKURA, LOUCURA. PARANÉNS!
Legal!
Titanium Max Trimmer - TITanium Art - TiNACO Art
Titanium Max Trimmer is a unique power supply titanium sculpt in the blue titanium style titanium money clip of titanium in our ford ecosport titanium TIGERWOOD, titanium rod in femur complications TIGERWOODS. The main object of the TIGERWOODs is to achieve
Postar um comentário