quarta-feira, 16 de junho de 2010

COM QUE INTENÇÃO ISSO É FEITO? E PRA QUÊ SERVE?

Oi!!!

Bom, como vocês sabem, a gente tá na época das paradas gays pelo Brasil.

Mas, independente de quem seja contra ou a favor delas, vamos ver umas coisinhas aqui...
Teoricamente, uma parada gay é uma manifestação pra lutar pelos direitos GLBT. Não é isso? Só que, na maioria das vezes, sejamos francos: a coisa não passa de um carnaval fora de época.
Obviamente, é um desfile alegre, festivo, colorido e tal. Mas, geralmente, não passa disso na prática.
Bom, não que eu seja contra a parada gay. Mas eu fico pensando em 2 coisas: quais são as intenções em fazer aquilo e pra quê aquilo serve?
Se a intenção é fazer uma festa, um desfile, uma grande reunião animada ou alguma coisa assim, aí tudo bem. Que continue do jeito que tá, porque realmente é isso o que se vê ali.
Mas se a intenção é fazer uma manifestação pra reivindicar os nossos direitos, aí a coisa tem que ser mais séria do que aquilo. Porque eu não vejo em quê uma multidão pulando e dançando no meio da rua tá reivindicando os direitos do que quer que seja.
Outra coisa: essas paradas são uma espécie de chamariz de famosos que são ‘falsos simpatizantes’ da comunidade GLBT.
É preciso lembrar que FALAR QUE É simpatizante é uma coisa, mas SER simpatizante é outra. E a gente vê isso claramente na Parada Gay.
Chega lá a atriz Fulana de Tal e fala:

“Eu sou simpatizante!”

Aí chega o ator Fulano de Tal e fala:

“Eu sou simpatizante!”

Aí chega a apresentadora Beltrana de Tal e fala:

“Eu sou simpatizante!”

Tá. Mas o que é que essas pessoas fazem na prática a nosso favor?
Bom, dos que fazem, eu acho ótimo! E muitos dos famosos que aparecem por lá realmente tomam atitudes a nosso favor em outras ocasiões fora dali. Mas vocês podem ver que a grande maioria que se diz “simpatizante” nem sequer menciona o assunto ‘homossexualidade’ durante o resto do ano. Eles são “simpatizantes” SÓ durante a parada gay.
Uma grande parte desses famosos que aparecem na parada gay só vão lá pra aparecer, pra serem fotografados, pra serem filmados, pra terem o nome publicado em revistas... Enfim: pra ficar na mídia. Mas o ‘lado simpatizante’ deles (se é que eles têm esse lado) se limita a isso.
É basicamente a mesma coisa que a gente vê em relação às chamadas “rainhas dos gays”. Pra quem não viu, eu fiz um post sobre isso em Dezembro de 2008. Esse é o link:

http://centrogb.blogspot.com/2008/12/rainhas-dos-gays-quem-so-as-falsas-e-as.html

Então, como eu disse, não sou contra as paradas gays, mas acho que certos princípios ali precisam ser repensados e reformulados. Inclusive em relação às ‘celebridades’ que aparecem por lá.
Pelo menos, se a intenção for reivindicar os nossos direitos.

Gay pride parades are important. But we have to think before making them.

Las marchas del orgullo gay son importantes. Pero tenemos que pensar antes de hacerlas.

Le parate dell’orgoglio gay sono importanti. Ma abbiamo bisogno di pensare prima di farle.

Pensem nisso! E até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho a parada gay de uma inutilidade, futilidade e(desculpem o termo) de uma viadagem aviltantes. Não enxergo avanço algum, não percebo conquista alguma. Sou homossexual, tenho parceiro fixo, levo minha vida de forma organizada e profissionalmente responsável, malho numa academia, pago minhas contas e dirijo meu carro como quaquer brasileiro da minha faixa etária. Minha parada do orgulho gay é meu dia a dia: conquistar respeito e visibilidade sem andar fantasiado me parece mais promissor. Caros: que fique CLARO: cada um na sua, mas diante do tema do post me vi no direito de expressar minha opinião e dispenso ataques e grosserias. Boa semana a todos. Luiz, Rio.

Leo Carioca disse...

Apesar de eu também ter abordado outros assuntos, como os ´falsos simpatizantes`, foi exatamente isso que eu quis dizer, Luiz.
Valeu!