domingo, 2 de agosto de 2009

ENQUETE 20

Oi!!!

Tamos aqui em Agosto.
E já que esse é o Mês dos Pais, a enquete desse mês vai ser sobre isso.
Apesar de ser evidente que existem homossexuais que têm filhos, acho que não é novidade pra ninguém que a grande maioria não tem. E qualquer pessoa que não tem filhos (e eu me incluo nesse grupo) sabe que existe um preconceito contra ela nesse sentido...
Mesmo que você seja heterossexual, se você chega em público e declara que, por vontade própria, não quer ter filhos, sempre tem alguém que, no mínimo, começa a olhar torto pra você daí pra frente.
Claro que tem muita gente que não fala nada e nem tá aí pra isso. Mas inegavelmente também tem gente que reage de forma preconceituosa contra a sua opção de não ter filhos.
Tem aqueles que chegam e falam alguma coisa mais ou menos assim:

“Mas você não tem medo de envelhecer sozinho? Você não tem medo de não ter ninguém pra cuidar de você na velhice?”

Bom, a pessoa que fala isso literalmente assinou uma confissão de que ela não quis gerar um filho; ela quis gerar um seguro geriátrico. O objetivo dela em ter um filho foi simplesmente ter uma espécie de enfermeiro que vai trabalhar de graça pra ela na velhice.
Além disso, qual é a garantia que existe de que um filho vai cuidar de você na velhice? Dê uma passada em qualquer asilo e veja quantas dezenas de velhos tão lá abandonados pelos filhos e que os filhos nem se lembram mais que eles existem!
Bom, também tem aqueles que chegam pra você e falam:

“É muito triste a vida de uma pessoa sem filhos! É uma vida de solidão absoluta! É uma vida sem ter ninguém!”

Ah, sei. Os amigos não contam em nada, né? Os namorados também não, né? Esses são “ninguém”! Tá bom. Nem vou me rebaixar a discutir a opinião de uma pessoa que fala isso.
Também tem aqueles que se autoelevam a um nível estratosférico de superioridade:

“SÓ quem tem filhos é que sabe o verdadeiro valor das coisas! SÓ quem tem filhos é que vê o Mundo da forma certa! SÓ quem tem filhos é que sempre sabe o que é melhor!”

Até aí, se o cara tem filhos e se considera superior a quem não tem, mas não fica enchendo o saco da outra pessoa pra que ela também tenha, problema dele! Ele que tenha a imagem que ele quiser ter dele mesmo, né? Só não ataque os outros por causa disso.
E tem aqueles que chegam e atacam mesmo abertamente:

“Uma pessoa que não tem filhos é uma pessoa inútil! A pessoa TEM que deixar alguém nesse Mundo depois que ela morrer! Se ela morreu sem filhos, ela não serviu pra nada!”

Também não vou me rebaixar a discutir esse tipo de opinião.
Bom, em todos esses casos que eu disse, em maior ou menor grau, a gente viu algum tipo de preconceito contra as pessoas que decidiram, por vontade própria, não ter filhos. E a gente também vê nos posicionamentos dessas pessoas que elas não são nenhum primor de inteligência e sabedoria.
É claro que, diante dos exemplos que eu dei, um conservador vai se posicionar daquela maneira:

“Um pai está sempre certo, mesmo quando parece que não está! Não questione! Apenas se submeta!”

Tá bom.
Sei que já linkei esse vídeo aqui, mas não custa likar de novo. Dêem uma clicada aí:

http://www.youtube.com/watch?v=nHsj1T-VxtU

Agora comparem a realidade, clara e escancarada, com a ideia dos ‘sábios’ conservadores de que SEMPRE é preciso se submeter à opinião dos pais, sem questionar, porque os pais tão SEMPRE certos.
Outra coisa: se TODAS as pessoas, sem exceção, tivessem filhos, o planeta já teria sido destruído, pois os recursos naturais já teriam sido esgotados de tal forma e a Natureza já teria sido poluída de tal forma que nada mais teria condições de continuar vivendo.
Sei que também já linkei esse outro vídeo aqui, mas dêem uma olhada nele também. Ele expressa bem o que eu quero dizer:

http://www.youtube.com/watch?v=1-0vnRmej0Q

Em qualquer espécie, pra que aquela espécie continue existindo, é preciso que alguns indivíduos tenham filhos. Mas pra que o Mundo continue existindo, é preciso também que alguns não tenham.
Posto isso, vamos à pergunta da enquete desse mês: por que alguém deve se sentir obrigado a ter filhos?

Why should a person feel obligated to have children?

¿Por que una persona tendría que sentirse forzada a tener hijos?

Perché una persona avrebbe bisogno di sentirsi forzata ad avere figli?

Bom, a piada desse mês vai ficar pra próxima vez em que eu postar, porque eu não tive tempo de procurar uma por esses dias.rs
Até lá!

2 comentários:

Unknown disse...

Necessidade de complemento de felicidade, essa seria a minha resposta.

Algumas pessoas vêem esse mesmo complemento em um casamento, outras em uma faculdade, outras em uma viagem. E algumas tendo um filho.

Dizer que é errado não ter filhos é tão errado quando falar que é errado tê-los.

Em voga, o argumento mais comum é o de ''o mundo está sujo, pobre e com a natureza degradante. É justo que tenha um filho e o dê esse mundo como herança?''

São os extremos.

Ter ou não ter? eis a questão.

Cada um que saiba de si!

adorei o post como sempre. abração!

Daiji Kishigami disse...

Filho não é aposentadoria. No entanto o amadurecimento da pessoa faz com que ela queira passar sua vivência, seu conhecimento, seu carinho e seu cuidado.

Creio que isso seja natural, até animais gays adotam filhotes.

Mas estamos viendo um momento muito hedonista onde só buscamos prazer e juventude. Ninguém quer ser chato, careta e velho. Todo mundo quer ser jovem sedutor, lindo, super descolado. Acho meio impossível conciliar as duas coisas. O pai, o educador, tem que ser chato e ter cabeça de velho em determinados momentos para impor limites e ensinar. Para que ter um mestre se ele pensa e age como um adolescente inconsequente?

É bacana cuidar de alguém? Sim
Mas é pra todo mundo? Óbvio que não!!! Esse vídeo mostra bem isso.

Acredito sim que quem consiga cuidar de uma crinaça, com amor, carinho e responsabilidade, se torne uma pessoa melhor. É preciso muita doação para que isso ocorra.
Pense na sua mãe. Se ela lhe cuidou com carinho, ela não é especial?
Se ela fosse uma funckeira que te deixasse passando fome enquanto estava transando com 3 caras desconhecidos?
Ou fosse uma desmiolada que te batesse quando estivesse irritada?

Acho que deu pra pegar meu raciocínio...

De qualquer forma, eu colocaria as mães e pais que mimam e passam a mão na cabeça dos filhos na categoria de funckeiros drogados e bêbados. O resultado é o mesmo e o trabalho idem, é muito fácil não educar e dar dinheiro e carro... dá menos trabalho!!!