quarta-feira, 21 de abril de 2010

CALVÍCIE

Oi!!!

Hoje eu decidi fazer um post sobre um assunto que, em maior ou menor grau, preocupa muitos homens: a perda de cabelos.
Apesar de que a calvície se manifesta tanto em homens quanto em mulheres, ela geralmente assusta mais os homens porque é mais perceptível neles: nos homens, os cabelos todos da mesma área da cabeça vão caindo quase ao mesmo tempo (geralmente acima da testa em alguns homens e no alto da cabeça em outros), fazendo a careca crescer visivelmente naquela parte específica da cabeça; nas mulheres, os cabelos vão caindo em quantidades iguais pela cabeça toda, o que não costuma deixar uma careca muito aparente, embora a perda da quantidade de cabelos delas também seja inegável (se você der uma olhada na cabeleira de uma mulher que hoje tem 60 anos e comparar com a cabeleira dela de quando ela tinha 20 anos, você vê claramente que a cabeleira dela era bem mais cheia naquela época do que hoje).
Bom, a calvície, como a gente vê, tá ligada ao envelhecimento: todo ser humano, conforme vai envelhecendo, vai perdendo a quantidade de cabelos que tinha antes. Não quer dizer que vai ficar careca, mas inevitavelmente vai ter uma quantidade de cabelos menor na velhice do que tinha na juventude. Então, até aí, a calvície é um processo natural do organismo humano. Não há por quê ter medo dela nem tentar evitar ela de forma absoluta (até porque você não vai conseguir).
Mas é claro: se tá uma coisa muito acelerada, se você percebe que tá perdendo mais cabelos do que seria comum em pouco tempo (principalmente se você ainda tem menos de 30 anos), aí é o caso de procurar um dermatologista pra ver o que tá acontecendo. Porque a calvície aí pode ser pelos mais variados motivos: desequilíbrio hormonal, alergia aos produtos com que você lava os cabelos, estresse psicológico... E a maioria desses casos têm controle se forem tratados ainda no início.
De qualquer forma, seja lá o tipo de calvície que a pessoa desenvolva, mesmo que não tenha como controlar momentaneamente (eu digo ‘momentaneamente’ porque, como a gente já viu, com o tempo a calvície chega, mais cedo ou mais tarde, com mais intensidade ou com menos intensidade), também não é nenhuma tragédia. Pode não ser muito agradável, pode não ser muito legal, mas é uma imposição da Natureza.
E não faltam exemplos de homens com mais de 40 anos, carecas e bem sucedidos:

O Cecil Thiré...

...o Marcos Caruso...

...o Ney Latorraca...

...o Ney Matogrosso...

...o Sílvio de Abreu...

...e até mesmo a Nany People já disse numa entrevista que, por baixo das perucas coloridas que ela usa, ela é careca.
Só lembrando: não tô falando da boca pra fora, não! Eu tenho 34 anos, ainda não posso dizer que tenho poucos cabelos, mas já tenho bem menos do que antes e já se percebem os primeiros sinais de calvície aparecendo acima da minha testa. E que eu sei, obviamente, que vão aumentar ao longo do tempo. E tô bem tranquilo com isso.

Baldness is something inevitable. But if it’s developing so quickly, look for a dermatologist.

La calvicie es una cosa inevitable. Pero si está desarrollando muy rápidamente, busca un dermatólogo.

La calvizie è una cosa inevitabile. Ma si sta aumentando molto rapidamente, cerca un dermatologo.

Até mais!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu por enquanto não tenho problemas com calvície, vou fazer 36 e não tenho sinais. O problema é que, pro lado da minha mãe, todos os homens da minha família são carecas. Eu não tenho nenhum problema quanto a isso, mas juro que no dia em que eu perceber que tou ficando com aquela "clareira" em cima, meto logo uma máquina.

Não tá certo ainda, mas talvez eu passe no Rio final de maio.

Abração.

Anônimo disse...

Eu perdi muitos fios já no fim da adolescência e aos 22-23 anos fiz um implante. Precisaria fazer outro, pois na época eu ainda tinha muitos que aos poucos deixaram de crescer. Não fiz novamente porque uma cirurgia bem feita está muito cara!

A idade dos fios pode durar tanto quanto a pessoa. Não é necessariamente verdade que a pessoa perca fios antes de morrer de velhice.

E é fato que são vários os sintomas que fazem as pessoas perderem cabelos. Tirando medicamentos ou tratamentos agressivos, como quimioterapia. algo mais comum para uma perda temporária seria anemia, ou seja, falta de algum nutriente.

Para os homens, a alopécia hereditária é a grande vilã, mas o stress, poluição também aceleram a perda, que, como expliquei, poderia não começar antes dos 30-40 anos.

Há pessoas que morrem com uma cabeleira bem vasta (e não é peruca)!

Os cabelos funcionam hoje como qualquer outra parte que compõe a estética. Senão é charmosa uma barrigona de cerveja antes dos "enta" anos, também as madeixas podem ser motivo para preocupação.

Além do que nos dias de sol a função de proteção dos cabelos para o couro cabeludo é realmente verdade. Nada tem de exagero.

"Ah, mas você pode usar um boné". É verdade!

Mas você também pode usar uma cinta de compressão para "esconder" a barriga; Você também não precisa frequentar academias de ginástica, não precisa fazer a barba...

Ora, cada um deve saber o que funciona bem para sua estética e saúde, penso eu.

Há homens que ficam muito bonitos quando carecas. Eu penso que algumas carecas, daquelas que não deixam falhas, podem ornar com um rosto.

Mas não vejo que isso seja a maior parte dos casos.

Leo Carioca disse...

Fantôme→ Bom, então, se você passar por aqui, talvez a gente se veja!
Abração!

Luck→ Bom, é claro que existem pessoas já com uma idade bem avançada que ainda têm bastante cabelo. Eu não disse que isso não existe. Mas dá pra ver claramente que não é a maioria.
E claro: existem tratamentos, existem implantes... Se a pessoa tem grana pra fazer e tá a fim de fazer, vá em frente. Nada contra.
Eu só quis lembrar que ficar careca não é nenhuma tragédia.